Centro de Buenos Aires

Simplesmente bela
30 de maio de 2019 por
Centro de Buenos Aires
Liviagens
| Nenhum comentário ainda

Uma arquitetura belíssima

Dedique seu tempo nesse lugar

Um conjunto arquitetônico será encontrado na Plaza de Mayo: Pirâmide de Mayo, Palácio de Gobierno, Casa Rosada, Banco de la Nación, Ministerio de Economía, Cabildo de Buenos Aires, Legislatura de Buenos Aires, Catedral Metropolitana.

Casa Rosada

Uma sacada que tem história!

Famosa pela sacada das quais Eva Perón se dirigia ao povo que a venerava, a Casa Rosada teve um papel fundamental na história da Argentina. Também chamada de Palácio Presidencial, foi construída entre 1862 e 1885 no mesmo lugar do antigo Fuerte Viejo, o principal da cidade. O rosa característico do prédio se deve a uma mistura de cal e sangue de boi, materiais muito usados nas construções da época. 

Ao longo dos anos, os presidentes, eleitos ou não, bem como o craque do futebol Diego Maradona, usaram essas famosas sacadas para despertar as paixões nacionais e demonstrar o apoio à população. Entra-se na Casa Rosada pelo lado sul, na Hipólito Yrigoyen, pelo Museo de la Casa Rosada, que exibe uma interessante coleção de fotografias e documentos sobre a história do prédio e também do país. O museu tem uma biblioteca com 17 mil volumes, um arquivo e coleções de jornais e revistas. O visitante pode caminhar entre as catacumbas coloniais do Fuerte Viejo, que ficam expostas e são visíveis da alameda para pedestres.

Plaza de Mayo

Momentos da história

No lugar do forte colonial, um campo de batalha nas invasões inglesas e ponto de encontro dos líderes pró-independência, a praça mais importante de Buenos Aires há muito tem sido palco de eventos turbulentos. Os Perón talvez tenham sido os maiores adeptos de concentração popular: em outubro de 1945 uma grande multidão convocada por Evita exigiu que Juan Perón fosse libertado da prisão. Durante a Guerra Suja de 1976 a 1983, os militares faziam seus pronunciamentos na praça, e em 1982 o presidente Leopoldo Galtieri anunciou a decisão de reclamar as Malvinas (ilhas Falkland). Em 2001, a classe média uniu-se aos sindicatos e estudantes para protestar contra o colapso da moeda. Desde os anos 1970, as Madres de la Plaza de Mayo se reúnem às quintas-feiras para reclamar os filhos "desaparecidos" na Guerra Suja.

Galeria

Centro de Buenos Aires
Liviagens 30 de maio de 2019
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo
Entrar deixar um comentário