Associação Peixe-boi - AL

Porto de Pedra - Alagoas
19 de outubro de 2019 por
Associação Peixe-boi - AL
Liviagens
| Nenhum comentário ainda

Peixe-boi marinho

O animal mais ameaçado de extinção no Brasil

Fundada em julho de 2009, a partir do desejo de lutar pelos direitos dos comunitários de usufruir da natureza com consciência e responsabilidade, discutindo e propondo soluções para os problemas locais. Unia-se um grupo de guias comunitários motivados, inicialmente, pelos conflitos em torno do turismo de observação dos peixes-bois-marinhos em ambiente natural.

Em 2009, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, as prefeituras de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, juntamente com o Centro Mamíferos Aquáticos e a APA Costa dos Corais, unidades do ICMBio, e comunidade local, para defender interesses de conservação da espécie do mamífero aquático mais ameaçado de extinção no litoral brasileiro e seu habitat, a Costa dos Corais.

Neste momento foi criado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o ordenamento do turismo de observação do peixe-boi marinho na APA Costa dos Corais, somente permitido no estuário do Rio Tatuamunha, entre Porto de Pedras com São Miguel dos Milagres. Durante cinco anos a Associação vem trabalhando a educação ambiental nas escolas da região, trazendo estudantes e professores para conhecer o peixe-boi e o manguezal, além de atender turistas de todo o Brasil e de vários lugares do exterior, principalmente Holanda, França e Suíça, para visitação ao Santuário do Peixe-boi: o rio Tatuamunha.

A cada dois anos, o ICMBio realiza uma nova capacitação para o credenciamento dos condutores que acompanham os visitantes durante todo o passeio de observação do peixe-boi.

Contemplação do rio e manguezal de Tatuamunha, com sua flora e fauna local, em especial o peixe-boi. O visitante é acompanhado por um condutor credenciado durante todo o passeio. Começa com uma pequena caminhada pelo povoado até chegar à ponte estreita sobre rio e manguezal (15min).

Após a travessia da ponte, onde já se pode contemplar a beleza e riqueza da biodiversidade local (+15min), embarca-se numa jangada simples, conduzida com varas por 2 remadores. Segue-se por um passeio tranquilo com algumas paradas no leito ou nas camboas do rio, além de uma parada para observar o recinto de readaptação dos peixes-boi e, com sorte, para contemplar os animais livres que podem ser encontrados no percurso (+1hora).

Duração: cerca de 1h30min.

Fonte: site da associação do peixe boi


Galeria

Associação Peixe-boi - AL
Liviagens 19 de outubro de 2019
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo
Entrar deixar um comentário

Ler o próximo
Curitiba
Paraná