Capital da maior província da Galícia
Famosa por suas muralhas
Lugo foi também um centro importante na época dos romanos. Atraídos pelas termas da cidade, eles construíram o que atualmente é a muralha romana mais bem conservada da Espanha. Ao redor da cidade, ela tem cerca de 6 metros de espessura e 10 metros de altura com 10 portões, seis dos quais dão acesso ao topo, onde há uma excelente vista da cidade.
Dentro da muralha, a cidade antiga é senhorial e movimentada, com lindas praças. Na Plaza de Santo Domingo há uma estátua preta de uma águia romana, erigida para comemorar a captura de Lugo por Augusto, das mãos dos celtas, no século I a.C. A grande catedral românica é parecida com a de Santiago. Tem um elemento claustro barroco e uma capela onde fica a imagem de alabastro de Nuestra Señora de los Ojos Grandes (Nossa Senhora dos Olhos Grandes).
O Museo Provincial exibe peças celtas e romanas encontradas no local, uma réplica em tamanho natural de uma cozinha da fazenda, pinturas galegas e uma curiosa estátua de uma camponesa segurando um padre em miniatura.
Lugo