Catedral Notre-Dame

Paris
24 de dezembro de 2018 por
Catedral Notre-Dame
Liviagens
| Nenhum comentário ainda

O edifício que mais conta a história de Paris

Impressiona!

Nenhum outro edifício se associa tanto à história de Paris quanto a Notre-Dame. A catedral ergue-se majestosa na Íle de la Cité, berço da cidade. O Papa Alexandre III assentou a primeira pedra em 1163, iniciando 182 anos de trabalho de inúmeros arquitetos góticos e artesãos medievais. Desde então, uma procissão de pessoas famosas tem passado pelas três portas que se abrem sob suas torres maciças.

A catedral é uma obra-prima gótica, erguida sobre um antigo templo romano. Quando foi finalmente concluída, em 1345, tinha 127m de comprimento e ostentava colunas, um grande transepto, coro e torres de 69m. Galerie des Chimères: As célebres gárgulas (chimères) escondem-se atrás de uma ampla galeria entre as torres. Fachada oeste: Três grandes portais, esculturas, uma rosácea central e uma galeria ornamentada constituem a entrada principal.

Rosácea sul: Essa janela, que mostra no centro de uma imagem de Cristo, tem 13m de altura. 

Uma visita a Notre-Dame

Imponente

O interior de Nontre-Dame causa impressão imediata pela alta abóboda de sua nave central. Ela é cortada por um imenso transepto que exibe em cada extremo uma rosácea medieval de 13m de diâmetro. Obras de grandes escultores adornam a catedral, entre elas os entalhes de Jean Ravy no antigo anteparo do coro, a Pietà de Nícolas Coustou e a estátua de Luís XIV feita por Antoine Coysevox. Nesse cenário majestoso, reis e imperadores foram coroados, e cruzados, abençoados.

Mas Notre-Dame também foi palco de violência. Os revolucionários a saquearam, aboliram a religião e a transformaram primeiro em templo ao culto da razão e, depois, em depósito de vinho. Napoleão restaurou a religião em 1804 e o arquiteto Viollet-le-Duc recuperou os edifícios: repôs estátuas perdidas, ergueu a agulha e refez as gárgulas.

Sente-se e contemple, o máximo que conseguir, caso contrário, sempre terá a sensação que algo não foi apreciado. Horário de funcionamento e valor da entrada, consultem: notredamedeparis.fr

Galeria

Catedral Notre-Dame
Liviagens 24 de dezembro de 2018
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo
Entrar deixar um comentário