Uma antiga estação ferroviária
Que foi convertida em Musée
Em 1986, 47 anos após seu fechamento como principal estação ferroviária, o esplêndido edifício do fim do século XIX, de Victor Laloux, foi reaberto como Musée d'Orsay. Encomendado pela empresa ferroviária de Orléans para servir de terminal em Paris, o edifício foi salvo da demolição nos anos 1970.
As obras de adaptação mantiveram grande parte da arquitetura original. O museu, que passou por uma ampla reforma, foi criado para apresentar as artes e demais formas de atividade criativa existentes entre 1848 e 1914 no contexto da sociedade da época.
Foram feitas reformas no piso superior para ampliar os espaços e melhorar as condições de exposição das obras. Guia do Museu: A coleção ocupa três andares. No andar térreo estão obras de meados ao fim do século XIX. O andar do meio expõe arte decorativa em Art Nouveau e pinturas e esculturas da segunda metade do século XIX até o início do século XX (além de uma exposição sobre os primórdios do cinema). O andar superior exibe uma notável coleção de arte impressionista e neoimpressionista.
Musée d'Orsay