Costa Amalfitana
Parece uma pintura!
Amalfi é a maior cidade da costa e foi uma potência marítima até ser conquistada pelo rei Rogério de Nápoles, em 1131. O Tavole Amalfitane, o código marítimo mais antigo do mundo, veio daqui. O Chiostro del Paradiso (século 13) fica ao lado do Duomo, magnífica construção do século 9º com fachada colorida do século 13, de frente para a cidade no alto de uma escadaria. Segue o estilo lombardo-normando, mas o claustro revela inspiração sarracena.
Mudamos de planos quando chegamos a Amalfi, havíamos saído de Pompéia, chegamos à cidade por volta das 16:00 e fiquei tão maravilhada com a cidade que não queria voltar pra Roma naquele mesmo dia. Começamos a procurar vaga em um quarto de hotel, poderia ser o local mais simples que fosse, mas queríamos voltar somente no dia seguinte. Depois de entrar em dois lugares, conseguimos uma vaga e o entardecer, a noite e o dia seguinte foram maravilhosos! Claro que foi muito pouco, mas o lugar nem estava no nosso roteiro, colocamos de última hora, afinal não dá para percorrer a Itália inteira em 30 dias, o país é enorme!
Vamos voltar e ficar mais tempo, faltou ir a Capri, outro magnífico local, conheço pelas fotos. Amalfi possui lugares maravilhosos para provar a magnífica culinária italiana, sorveterias, bares, enfim, até exposição de arte nós visitamos.
Se tiverem oportunidade, por favor coloquem no roteiro e incluam também Positano, local onde provamos as melhoras lulas à dorè das nossas vidas!
Amalfi