Aqui viveu São Francisco de Assis
Uma bela cidade medieval
Esta linda cidade medieval, com ruas repletas de gerânios e piazze com fontes, herdou o legado de São Francisco de Assis (c. 1181-1226), que está sepultado na Basílica de São Francisco. A cidade sofreu muito com o terremoto de 1997, mas o trabalho de restauração andou rápido - e foi concluído em cerca de dois anos. O escritório de turismo pode informar sobre as atrações que estão abertas para visitação. Na Piazza del Comune, a principal praça de Assis, destaca-se o Tempio di Minerva, fachada quase intacta de um templo romano da época de Augusto. O Palazzo Comunale, em frente, abriga a Pinacoteca Comunale, com obras de artistas medievais locais. Descendo o Corso Mazzini, encontra-se a Basílica di Santa Chiara, onde está enterrada santa Clara - aliada de são Francisco e fundadora das Irmãs Clarissas. Uma de suas capelas guarda o crucifixo que teria ordenado Francisco a "consertar a igreja de Deus". Ele veio de San Damiano, uma sublime igreja localizada entre oliveiras, ao sul de Porta Nuova.
O Duomo (San Rufino), construído durante os séculos 12 e 13, ostenta uma soberba fachada românica. No interior, um pequeno museu exibe pinturas e peças arqueológicas na cripta. Do Duomo, a Via Maria delle Rose leva à Rocca Maggiore (reconstruída em 1367), um castelo evocativo, mas muito restaurado.
Na Piazza San Pietro, fica a San Pietro (século 13), uma igreja românica simples e cuidadosamente restaurada. Aqui perto, o Oratório dei Pellegrini, uma hospedaria de peregrinos do século 15, possui afrescos bem conservados de Matteo da Gualdo.
Na Basílica está enterrado são Francisco - ela começou a ser construída dois anos após a morte do santo, em 1228. Nos anos seguintes, a Igreja Superior e a Inferior foram decoradas pelos mais importantes artistas da época, como: Cimabue, Simone Martini, Pietro Lorenzetti e Giotto, cujos afrescos A Vida de São Francisco estão entre os mais famosos da Itália. A basílica, que domina a paisagem de Assis é um dois principais santuários cristãos do mundo, foi danificada por um terremoto em 1997.
Assis