Milão é a capital da região da Lombardia
Centro da moda, dos negócios e das finanças, Milão é uma cidade intensa, o coração financeiro da Itália, intensa e atraente. Poderosas dinastias disputaram Milão pelo controle das rotas dos alpes. Milão é hoje o principal destino para quem quer apreciar o auge do estilo italiano.
Milão oferece lugares diversos, um dos principais pontos de interesse, sem dúvida é a Galeria Vittorio Emanuele II, as principais entradas estão na Piazza del Duomo e na Piazza della Scala. Esta bela galeria comercial, conhecida como a Sala de Visitas de Milão, foi projetada pelo arquiteto Giuseppe Mengoni em 1865 e inaugurada em 1877.
Turistas são atraídos pelas lojas, cafés e o Savini, um dos restaurantes históricos de Milão. A galeria tem forma de cruz, com um centro octogonal adornado com mosaicos que representam os quatro continentes (Europa, América, África e Ásia), ao lado de outros que simbolizam a Arte, a Agricultura, a Ciência e a Indústria. A característica mais marcante da construção é o telhado de vidro, coroado por um domo central. O telhado foi a primeira estrutura na Itália a usar metal e vidro como parte da estrutura e não apenas da decoração.
O piso da Galeria Vittorio Emanuele II passou por restauração em 2011, a galeria é hoje um dos lugares mais disputados, principalmente no verão. Turistas do mundo todo tentam fotografar, procurando explorar todas as oportunidades que a paisagem oferece, com a chegada dos smartphones, não podemos deixar de observar o quanto fazer uma selfie contribui para auxiliar o viajante solitário, mesmo em meio à multidão!
Exposição: O Mundo de Leonardo da Vinci
Sobre a Última Ceia: A imagem capta o momento em que Jesus Cristo diz aos discípulos que um deles irá traí-lo. A figura de Jesus está inacabada: Leonardo não se achou digno de completá-la. Nesta obra, o artista rejeitou a técnica de pintar no gesso molhado e aplicou pintura à têmpera à parede seca. O resultado, repleto de sutilezas, deteriorou-se muito com o tempo e é quase impossível deter a descamação da pintura. A restauração tem sido muito difícil, mas hoje a pintura está protegida por um complexo sistema de filtragem.
O local apresenta restaurações digitais e reconstruções de suas invenções em 3D, recriadas através do uso de manuscritos de seus estudos em tecnologia, ciências e engenharia. O local possui instrumentos musicais inéditos que foram reconstruídos, várias novidades e máquinas que oferecem a interação com o público. A visita pode ser feita por áudio guia em italiano, inglês, francês, alemão, português, russo, espanhol ou chinês.
A pintura original da Última Ceia encontra-se na Igreja Santa Maria delle Grazie. É impressionante como Leonardo pode ter tido tanta clareza a respeito do futuro, como suas invenções teriam significado para a humanidade!
Visionário, polêmico, mas acima
de tudo extraordinário! Leonardo da Vinci nasceu em uma pequena província
chamada Vinci, em 1452 e foi o maior nome entre os pintores renascentistas. Seu
maior rival foi Michelângelo, outro nome importante da época. Entre outras
pinturas famosas de Leonardo estão: a Virgem das Rochas, a Dama com Arminho,
Monalisa, a Anunciação, a Virgem de Granada, o Batismo de Cristo, Adoração dos
Magos, Retrato de um Músico, entre outras.
Milão oferece outras atrações: Pinacoteca di Brera, Teatro Scalla, Castello Sforzesco, Museu Poldi-Pezzoli, Parque Sempione, Duomo, Palazzo Reale, Cívico Museu Arqueológico.
Milão