Patrimônio da Humanidade
Considerada o berço da nação portuguesa
Quando Afonso Henriques proclamou-se o primeiro rei de Portugal, em 1139, escolheu a cidade para ser a capital do país, e até hoje o perfil inconfundível de seu imponente castelo aparece no brasão português. No bem-conservado centro de Guimarães, as ruas estritas do bairro medieval são ótimas para passeios a pé.
A rua de Santa Maria - calçada de pedra e ladeada por casas antigas enfeitadas com estátuas - sai da praça principal, o largo da Oliveira, e passa pelo Paço dos Duques até chegar ao Castelo. Para se sentir ainda mais na Idade Média, visite cidade na primeira semana de agosto, durante as Festas Gualterianas, um festival de trajes e artes medievais.
Castelo de Guimarães: Uma grande torre quadrada, encimada por oito torretes canelados, logo anuncia a presença do castelo. Construído para deter ataques dos mouros e normandos no século X, ele foi ampliado por Henrique de Borgonha dois séculos mais tarde. Segundo a tradição, ali nasceu o primeiro rei português, Afonso Henriques. A pia na qual ele teria sido batizado está na pequena Capela de São Miguel, de estilo românico, situada dentro do castelo. Outros pontos turísticos da cidade: Paço dos Duques, Museu de Alberto Sampaio, Igreja Nossa Senhora da oliveira, Museu Martins Sarmento, Largo do São Francisco, Antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa.
Castelo de Guimarães