Kostel Matky Bozy Pred Tynem
Contexto histórico
As várias torres desta histórica igreja parecem dominar a Praça da Cidade Velha. A igreja, hoje em estilo gótico, teve sua construção iniciada em 1365 e logo a associaram ao movimento da Reforma da Boêmia. Do início do século 15 até 1620, Tyn foi a principal igreja hussita da cidade. O rei hussita, Jorge de Podebrady, fez a comunhão utraquista aqui e mandou colocar na fachada um cálice de ouro - símbolo utraquista. Em 1621, o cálice foi fundido para ajudar a fazer a imagem da Virgem que o substituiu.
No lado norte da igreja há um belo portal de entrada, de 1390, decorado com cenas da Paixão de Cristo. O escuro interior do templo guarda obras notáveis, como escultura em estilo gótico do Calvário, uma fonte de estanho de 1414 e um púlpito gótico do século 15. Atrás da igreja fica o pátio de Tyn, com diferentes estilos arquitetônicos.
Relógio da Cidade Velha
Encantador!
A Prefeitura da Cidade Velha ganhou seu primeiro relógio no início do século 15. Contam que em 1490, quando o relógio foi construído pelo relojoeiro-mestre Hanus (Jan Z Ruze), os conselheiros temiam tanto que ele recriasse sua obra-prima em outro lugar que o cegaram. Apesar de ter sido consertado muitas vezes, o mecanismo atual é o mesmo que foi aperfeiçoado por Jan Táborsky entre 1552 e 1572.
Apóstolos: Cada vez que os ponteiros vão marcar uma hora cheia, uma multidão aglomera-se diante do relógio da radnice, e o momento mais esperado do espetáculo é a processão dos apóstolos. Antes de tudo, a figura da Morte, o esqueleto à direita do relógio, puxa a corda de sua mão direita. À esquerda, uma ampulheta sobe e vira. Então se abrem duas janelas e as figuras dos apóstolos (mais exatamente, 11 apóstolos e São Paulo) movem-se em círculo lentamente, guiados por São Pedro. No final dessa apresentação, um galo canta e o relógio bate a hora. Outros bonecos também se movem: o Turco mexe a cabeça de um lado a outro, a Vaidade admira-se em um espelho e a Avareza é baseada em um estereótipo medieval: o judeu que empresta dinheiro.
Relógio Astronômico: Ao imaginar o universo, o relojoeiro colocou a Terra no centro e os astros a sua volta. Seu objetivo não era criar um relógio que desse a hora exata, mas sim que reproduzisse as supostas órbitas do Sol e da Lua ao redor da Terra. O ponteiro com o Sol, que aponta as horas, marca na verdade três tipos de tempo. O anel externo com numerais arábicos medievais indica a antiga contagem da Boêmia, em que um dia de 24 horas se concluía com o pôr do sol. O anel com numerais romanos segue uma contagem igual à usada na atualidade. A parte azul do mostrador, por sua vez, representa a área visível do céu, dividida em 12 partes. No chamado tempo babilônico, o período com luz do sol era dividido em 12 horas, cuja duração era diferente no verão e no inverno. O relógio também mostra o movimento do Sol e da Lua pelos 12 signos do zodíaco, que eram muito importantes no século 16 na cidade de Praga.
Igreja de Nossa Senhora de Diante de Tyn