Uma das maiores cidades em ruínas do mundo ocidental
Biblioteca de Celso
Éfeso é uma das maiores cidades em ruínas do mundo ocidental. Aqui foi erguida uma cidade grega por volta de 1000 a.C., que logo ganhou fama como centro de veneração de Cibele, a deusa-mãe da Anatólia. A cidade que se vê hoje foi fundada no século 4º a.C., por Lisímaco, sucessor de Alexandre, o Grande. Mas sob o domínio romano é que Éfeso se tornou o ponto mais importante do Egeu. As edificações que restam datam, basicamente, desse período. À medida que o porto foi sendo assoreado, a cidade entrou em declínio, mas teve papel importante na difusão do cristianismo.
Dois dos primeiros grandes Conselhos da Igreja foram realizados aqui, em 431 e 449. Diz-se que a Virgem Maria passou o fim da vida aqui perto e que são João Evangelista veio da ilha de Patmos para cuidar dela.
Biblioteca de Celso: Construída em 114-7 d.C. pelo cônsul Gálio Júlio Áquila para seu pai, a biblioteca foi danificada pelos godos e, depois, pelo terremoto de 1000. As deusas que ocupam os nichos da frente são Sofia (sabedoria), Areta (virtude), Enoia (intelecto) e Episteme (conhecimento).
Éfeso