A Igreja de Santa Sabedoria
Igreja de Santa Sofia
"Igreja da santa sabedoria", Santa Sofia, ou Haghia Sophia, figura entre as maiores realizações arquitetônicas do mundo. Com mais de 1.400 anos, resiste como um legado da sofisticação da capital bizantina do século 6º, e teve grande influência na arquitetura dos séculos seguintes.
A enorme estrutura foi construída sobre duas igrejas anteriores e inaugurada pelo imperador Justiniano em 537. No século 15, os otomanos a transformaram em mesquita: minaretes, túmulos e fontes datam desse período. Para ajudar a sustentar o grande peso da edificação, a parte externa recebeu contrafortes em diversas ocasiões, o que alterou parcialmente o formato original.
Projetado para ser um reflexo terreno dos céus, o interior de Santa Sofia consegue transmitir uma sensação verdadeiramente celestial. Os destaques artísticos são os diversos mosaicos figurativos, reminiscências da decoração que cobria a parte superior das paredes, e que teriam desaparecido não fosse sua conservação. As notáveis obras de arte bizantinas datam do século 9º ou de mais tarde, após o período iconoclástico. Alguns dos tetos com padrão de mosaicos, em especial os que decoram o nártex e o Vestíbulo dos Guerreiros, ao lado, fazem parte da decoração original da catedral, do século 6º.
Haghia Sophia