Orient Express e fábrica de tapetes em Istambul

Um pouco de vários lugares
7 de abril de 2019 por
Orient Express e fábrica de tapetes em Istambul
Liviagens
| Nenhum comentário ainda

Cenário de filme de Agatha Christie

O famoso Orient Express

Quem leu o livro da Agatha Christie - Assassinato no Expresso Oriente, década de 70, não poderia deixar de visitar em Istambul a estação ferroviária. O local hoje abriga exposições e espetáculos de dança.

O Orient Express fez a primeira viagem de Paris a Istambul em 1889, cobrindo 2.900km em três dias. Tanto a Estação Sirkeci como o Pera Palas Hotel em Istambul foram construídos especialmente para receber seus passageiros. Entre os usuários ricos e muitas vezes famosos do "Trem dos Reis, ou Rei dos Trens" estavam reis de verdade, além de presidentes, políticos, aristocratas e atores e atrizes. O rei Boris III da Bulgária até criou o hábito de assumir o lugar do maquinista quando viajava por seu país.

Sinônimo de exotismo e romance, o trem ficou associado à visão orientalista de Istambul como uma traiçoeira mistura de diplomatas e traficantes de armas. Inspirou nada menos que 19 livros - com destaque para Assassinato no Orient Express, de Agatha Christie e o Expresso Oriente, de Graham Greene, seis filmes e uma música. Durante a Guerra Fria, os padrões de luxo decaíram, apesar de o serviço de qualidade, sem carro-restaurante, continuou duas vezes por semana para Istambul, até 1977. 

Galeria 

Estação de trem Expresso do Oriente

Galeria fábrica de tapetes

Orient Express e fábrica de tapetes em Istambul
Liviagens 7 de abril de 2019
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo
Entrar deixar um comentário