Evento ciclístico
Turcos de bike
Caminhando por Istambul encontramos esse evento ciclístico, famílias inteiras, crianças, bebês, o dia estava lindo!
Galeria
Cisterna da Basílica
Interior da Capela Bizantina
Obra magnífica de engenharia bizantina, esta imensa cisterna subterrânea é a atração turística mais incomum da cidade. Aqui talvez tenha existido uma cisterna menor, mais antiga, mas esta abóboda cavernosa foi feita no reinado de Justiniano, em 532, para atender às necessidades de crescimento do Grande Palácio, do outro lado do Hipódromo. Até um século depois da conquista, os otomanos, não sabiam da existência da cisterna.
Ela foi redescoberta depois que se notou que pessoas pegavam água e até peixes em baldes baixados por buracos no chão. O visitante caminha por passarelas, ao som de música erudita e água gotejando. A cobertura da cisterna é sustentada por 336 colunas com mais de 8m de altura.
Apenas dois terços da estrutura original é visível; o resto foi fechado com tijolos no século 19. No canto à esquerda, duas colunas repousam sobre bases com cabeça de Medusa. Essas bases são provas de saques que os bizantinos fizeram a monumentos mais antigos. Supõe-se que elas marcavam um nymphaeum: santuário às ninfas das águas.
Um pouco de vários lugares em Istambul