Foi eleito o melhor museu da América do Sul
Possui um jardim maravilhoso
O local possui mais de 600 mil itens e é composto por três prédios arquitetônicos: Museu Castelo São João, Pinacoteca e a Galeria de Exposições Temporárias e Eventos.
O Instituto mantém em seu acervo documentação referente ao período da colonização e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo do pintor Frans Post, que foi o primeiro pintor a retratar as paisagens brasileiras e o primeiro paisagista das Américas.
O museu é aberto ao público de terça a domingo e possui um serviço de áudio-guia em quatro idiomas: português, francês, inglês e espanhol. Na década de 1990, Ricardo decidiu investir o capital resultado da venda de parte de suas fábricas na criação de uma fundação cultural voltada à preservação e exposição de seu acervo.
Ainda antes da inauguração do instituto, começou a adquirir obras de arte e objetos relacionados à história do Brasil, sobretudo aos anos da ocupação holandesa no nordeste. Pernambuco tem um museu grandioso, ainda tem um jardim magnífico e uma cafeteria maravilhosa.
Instituto Ricardo Brennand - Recife