Ponto de referência em Amsterdã
Um dos melhores do mundo!
Ponto de referência em Amsterdã, o Rijksmuseum abriga um acervo incomparável com mais de 1 milhão de peças de arte holandesa reunidas desde o século XIX, das quais 8 mil estão expostas. Essa imensa instituição foi inaugurada em 1885, e seu estilo neorrenascentista (portanto católico) rendeu severas críticas por parte da comunidade protestante.
O prédio principal, projetado por P.J.H.Cuypers, passou por uma reforma que durou dez anos. Reabriu em 2013. Guia do museu: O átrio dá acesso ao prédio principal, onde cerca de 8 mil obras de arte estão expostas em ordem cronológica, narrando 800 anos da história holandesa. Pinturas, esculturas, objetos, históricos e arte aplicada dividem o espaço, revelando contrastes e semelhanças. Um pavilhão entre o prédio principal e a Ala Philips abriga a Coleção Asiática.
Principais obras: A leiteira, A enchente no dia de Santa Isabel, Mulher fazendo a tolate, de Jan Steen, pintado por volta de 1660, Santa Catarina (c. 1465). Essa escultura do Mestre de Koudewater mostra a santa pisando no imperador Maxêncio, que a teria matado com um golpe de espada. A Ronda Noturna (1642).
Rijksmuseum