Mal poderia imaginar!
Por onde você vá em Veneza, lá estão elas! As gaivotas! E como são lindas! Mas nem tudo são flores por lá, pesquisando sobre elas e a cidade de Veneza veio a notícia: onde eu vi beleza, eles encontram problemas. Hoje as gaivotas são consideradas "uma praga" e que precisa ser combatida.
Assim como as pombas...
Não só Veneza, como várias cidades pelo mundo combateram as pombas, além de problemas com a saúde pública, elas sujam as cidades e principalmente seus monumentos, danificando-os. Veneza as combateu, mas agora encontram problemas na super população de gaivotas que estão principalmente atrás de alimentos.
É aí que mora o problema!
Atrás de alimentos, elas invadem a Piazza de San Marco e atacam inclusive crianças e os pratos dos turistas que frequentam os cafés da Piazza. Os dois mais famosos da cidade: o café Florian e o Quadri desenvolveram estratégias que não funcionaram, como a cobertura dos pratos.
Roubando até pedaços de pizzas!
As gaivotas pousam nos pratos quando estes ainda estão nas mãos dos garçons, contribuindo para derrubá-los, assustando os turistas e incomodando-os. Eu já não posso dizer o mesmo, me apaixonei pelo canto, pela imponência e fotografei cada ângulo! Portanto, contemplem as imagens e tirem suas próprias conclusões: não sei como essa história vai acabar, onde alguns enxergam beleza, outros enxergam "problema" e a vida continua...
Melhor ângulo para fotografar
Não importa qual ângulo você pretende utilizar para fotografá-las, elas pousam para o fotógrafo! Falo sério! Em um determinado momento, uma ficou pairando sobre a minha cabeça, depois soltou um berro e imediatamente outra gaivota pousou, como se tivesse dito: por que demorou tanto? Parecia uma mãe repreendendo seu filho!
De lado, de frente, lindas da mesma forma!
Espero um dia regressar a Veneza e encontrar as belas gaivotas por toda parte, que ninguém precise exterminar a espécie para resolver o problema do "assalto às bandejas dos turistas". Fome todo mundo sente, mas deve existir outra solução equilibrada que não desaparecer com essas lindas aves esfomeadas.
A história das gaivotas de Veneza