Basílica di San Marco

Basílica de Veneza
July 8, 2018 by
Basílica di San Marco
Liviagens
| No comments yet

Mistura de estilos

Um espetáculo a ser contemplado!

A famosa basílica de Veneza mistura os estilos arquitetônicos e decorativos de Oriente e Ocidente para criar uma das mais grandiosas construções da Europa. O exterior deve seu esplendor quase oriental aos incontáveis tesouros adquiridos pela República em seus domínios estrangeiros.

Entre eles há muitas colunas, baixos-relevos, mármores de várias cores e as cópias dos belos cavalos de bronze, trazidos de Constantinopla em 1204, os originais estão no interior. Mosaicos de distintas épocas adornam os cinco portões e o portal principal é emoldurado por belos entalhes românicos feitos entre 1240 e 1265.

Um mosaico do século 17 mostra como o corpo de são Marcos teria sido roubado de Alexandria, na frente de guardas muçulmanos - escondido entre carne de porco.

 

A construção da Basílica

Obra de arte

Em forma de cruz grega e coroada com cinco enormes domos, esta San Marco é a terceira igreja erguida no local. A primeira, que guardava o corpo de são Marcos no século 9º, foi destruída por um incêndio. A segunda foi demolida em favor de uma igreja que refletisse o crescente poder de Veneza.

O projeto atual foi inspirado na Igreja dos Apóstolos de Constantinopla e concluído - e decorado - ao longo dos séculos. A partir de 1075, os navios que voltavam do exterior eram obrigados por lei a trazer um presente precioso para enfeitar "a casa de são Marcos".

Os mosaicos do interior, que ocupam 4.240m², são, na maioria, dos séculos 12 e 13. Alguns foram substituídos mais tarde por ovras de Ticiano e Tintoretto. Até 1807, San Marco era a capela particular do doge, usada para cerimônias oficiais. Depois sucedeu San Pietro di Castello como catedral de Veneza.

Galeria Basilica di San Marco

Basílica di San Marco
Liviagens July 8, 2018
Share this post
Tags
Archive
Sign in to leave a comment