Localizado a 45km oeste de Praga
Um magnífico castelo medieval
A aparência atual deste castelo é, assim como no Karlstein, obra de Josef Mocker. Anteriormente, ficavam aqui a casa de caça dos primeiros príncipes Premíslida e a sede do adestrador real de cães de caça. No século 13, o rei Venceslau I decidiu erguer no local um castelo de pedra, que ficou sob domínio dos reis da Boêmia e dos imperadores Habsburgo até o século 17.
Carlos passou parte de sua infância no castelo. Sua primeira filha, Margarete, nasceu aqui, quando ele e sua primeira mulher, Blanche de Valois, voltaram da França em 1334. Para divertir a rainha e a princesa, Carlos mandou aldeões trazerem rouxinóis para o bosque abaixo do castelo. Ainda hoje, pode-se andar pela chamada "Trilha do Rouxinol".
O castelo tem planta quase triangular. O palácio real fica no lado leste, onde sobressai a Grande Torre, com 42m de altura. Em alguns lugares, ainda podem ser vistos resquícios da construção de pedra do século 13, mas a maior parte do palácio data do reinado de Vladislau II. No primeiro andar há um salão gótico abobadado que lembra o salão Vladislau do Palácio Real do Castelo de Praga. Nele há um balcão envidraçado e uma bela galeria, e a capela tem um altar Gótico finamente esculpido. Logo abaixo fica a Prisão Augusta, cujo nome se deve a Bishop Jan Augusta, do Bohemian Brethren, preso aqui em meados do século 16. A masmorra hoje abriga uma arrepiante coleção de instrumentos de tortura.
Castelo Krivoklát