Localizado num vale profundo
No lado oeste da cidade antiga
Num planalto elevado no lado oeste da Cidade Antiga, encontra-se o mais antigo e impressionante dos três castelos locais. No século XII, a fortaleza romana ainda existente no local foi reconstruída e ampliada pelos bispos de Como. O castelo passou por outra fase de reconstrução depois de 1242, quando Bellinzona foi conquistada pelos duques de Milão. A fortaleza foi ampliada em diversas ocasiões até o fim do século XV.
Atualmente os grandes destaques de Castelgrande são a Torre Bianca (Torre Branca) e a Torre Nera (Torre Negra), ambas quadradas e interligadas por muros com aneias, que formam pátios internos.
Castelgrande como ponto de partida!
Como explorar a região
O melhor ponto de partida para andar por Bellinzona é o Castelgrande, ao qual se vai de teleférico que sai de um lado da Piazzella Mario della Valle. Os degraus que começam na plataforma do castelo descem até a Piazza Collegiata, no meio da Cidade Antiga, onde há muitos edifícios renascentistas magníficos.
Um caminho a leste da piazza leva ao Castello di Montebello. Dali sai uma rua íngreme que sobe até o Castello di Sasso Corbaro.
De todos os pontos do Castelgrande pode-se observar a belíssima vista da cidade, vale a pena fazer uma pausa, sentar no gramado e respirar o ar fresco, além de ouvir o canto dos pássaros.
Castelgrande - Bellinzona