Museu de Mevlâna
Manequins de tamanho real
A cidade de Konya está muito ligada à vida e à obra de Celaleddin Rumi, ou Mevlâna, que no século 13 fundou a seita dervixe mevlevi, mais conhecida como os dervixes que rodopiam. Rumi elaborou uma filosofia de união espiritual e amor universal, e é considerado um dos maiores místicos do mundo islâmico. Ele se estabeleceu na Konya governada pelos seljúcidas e supõe-se que tenha morrido aqui em 1273.
O museu é uma ampliação do alojamento (tekke) dervixe. Contém o túmulo de Rumi, o salão cerimonial (semabane) e exposições de recordações e manuscritos. Há também galerias para espectadores e músicos.
Entrada do museu, com a famosa cúpula de azulejos esverdeados. Estojo de madrepérola, diz-se que este estojo contém a barba do Profeta Maomé. Mulheres que se destacam na ordem de Mevlâna são enterradas no quintal do museu. Semahane (Salão Xerimonial), antigo palco para a cerimônia do rodopio, agora o semahane abriga mostras do museu. Fonte das Abluções: Usada no ritual de limpeza dos dervixes, a fonte das abluções é grandemente fresca nos dias de verão. Vida dervixe: manequins de tamanho real, com trajes autênticos, ilustram os aspectos espirituais da vida diária de um iniciado no alojamento.
Mevlana Müzesi