Torre Eiffel

Paris
23 de dezembro de 2018 por
Torre Eiffel
Liviagens
| 2 Comentários

A Torre dos números

Incluindo a antena

 Tem 324 metros de altura. O topo pode mover-se numa curva de 18cm pelo efeito do calor. Há 1665 degraus até o terceiro andar. 2,5 milhões de rebites unem a estrutura. Nunca balança mais do que 7cm. Pesa 10.100 toneladas. 60 toneladas de tinta são usadas a cada sete anos. Construída para impressionar os visitantes da Exposição Universal de 1889, a Torre Eiffel (Tour Eiffel) deveria ter sido um adendo temporário a Paris. Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, foi muito criticada pelos estetas do século XIX. O escritor Guy de Maupassant almoçava lá para não vê-la. Edificação mais alta do mundo até 1931, quando foi erguido o Empire State Building em Nova York, a torre é hoje um símbolo de Paris. Com uma nova pintura a cada sete anos e um belo show de luzes todas as noites, a Torre Eiffel nunca esteve tão bonita.

Casa de Máquinas: Eiffel preferiu a segurança à rapidez ao escolher elevadores para a torre. Estrutura de ferro: Segundo Eiffel, o padrão complexo das traves de ferro veio da necessidade de manter a torre estável sob ventos fortes. Mas sua concepção logo ganhou admiradores por sua agradável simetria. Mecanismos dos elevadores: Ainda em operação, essa parte do mecanismo hidráulico, original de 1900, foi automatizada em 1986.

Audaciosos e fracassados

Reichelt, o homem pássaro

A torre já inspirou muitas façanhas malucas. Foi escalada por alpinistas e um jornalista a desceu de bicicleta. Em 1901, o brasileiro Santos Dumont deu a volta à torre com um dirigível. Em 1912, um alfaiate austríaco, Franz Reichelt, tentou voar do parapeito usando uma capa estilizada como asas. Mergulhou para a morte em frente a uma multidão. Segundo a autópsia, ele morreu de ataque cardíaco antes de tocar o chão.

Champ-de-Mars: Os jardins do antigo campo de treinamento do exército se estendem da base da torre à École Militaire. Galeria panorâmica: Em dias claros consegue-se enxergar 72km, vendo-se inclusive a catedral de Chartres, à distância. Busto de Eiffel: A obra de Eiffel (1832-1923) foi coroada com a Légion d'Honneur em 1889. Outra homenagem é o busto feito por Antoine Bourdelle e colocado sob a torre em 1929.

Elevadores de dois andares: No auge da estação turística, a capacidade limitada dos elevadores faz com que às vezes se leve até duas horas para chegar ao topo. Esperar na fila requer paciência, e subir exige não ter medo de altura. Galeria panorâmica: em dias claros consegue-se enxergar 72km, vendo-se inclusive a catedral de Chartres, à distância.  

Galeria

Torre Eiffel
Liviagens 23 de dezembro de 2018
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo
Entrar deixar um comentário