Faça um passeio de barco ou pedalinho
Um encanto
O rio Vltava teve um papel vital na história da cidade e, ao longo dos séculos, inspirou artistas, poetas e músicos. Até o século 19, vários trechos de Praga corriam o risco de arrasadoras inundações. Para tentar controlar o problema, as margens do rio foram reforçadas e elevadas para que as águas não se espalhassem demais - hoje elas estão alicerçadas com pedras e concreto.
Na Idade Média, as calamitosas enchentes repetidas anualmente levaram à decisão de aterrar as áreas atingidas com uma camada de dois metros de terra. Embora a inciativa só tenha resolvido parcialmente as inundações, serviu para preservar o andar térreo de vários prédios românicos e góticos, que podem ser admirados ainda hoje. Em 2002, porém, foi declarado estado de emergência pois uma enchente devastou grandes áreas da cidade. Apesar de sua face destrutiva, o Vltava proporcionou à cidade um meio de transporte vital, além de uma significativa fonte de renda. Com o avanço da tecnologia, o rio tornou-se cada vez mais importante. Foram criados ao seu redor moinhos, barragens e caixas d'água. Em 1912, ergue-se uma enorme usina hidrelétrica na Ilha Stvanice, que passou a fornecer quase um terço da energia elétrica de Praga.
Para tornar o rio navegável, oito represas, um largo canal e barragens foram feitos no trecho Slapy-Praga-Melník, onde o Vltava deságua no rio Elba. Vale a pena fazer uma excursão em um dos muitos barcos que sobem e descem o rio. Há também viagens até Tróia e o distante lago Slapy. Na realidade, passear de barco é uma das melhores maneiras de admirar a cidade e a zona rural que a rodeia.
Praga vista do Rio Vltava